quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Antoni Gaudí

Antóni Gaudi, arquiteto Catalão, um dos símbolos da cidade de Barcelona.

Gaudí é conhecido do grande público pela a construção da grande catedral de Barcelona, a Sagrada Família. Sua aposta arquitetônica foi mantida através das propriedades fantásticas das curva que formam uma cadeia, segurando ambas as extremidades. Essas propriedades físicas e matemáticas da cadeia (que ele descobriu empiricamente) que permitiu Gaudí criasse colunas de apoio como troncos muito finos.

Todo o trabalho do arquiteto catalão, Antoni Gaudi foi inspirada pelas formas, a geometria e cores da natureza.

Um de seus biógrafos, Juan Bassegoda Nonell, disse:

"Ele usava dois instrumentos: O esquadro e o compasso, toda a repertorio de formas arquitetônicas dos edifícios, foram criados a partir destas duas características básicas que permitem que você desenhe círculos, triângulos, quadrados ou retângulos, que no espaço são convertidos em prismas, pirâmides, cilindros e esferas, dando origem aos pilares, telhados, colunas e cúpulas... ele viu claramente que estas formas geométricas simples que raramente se vê na natureza".

Já arquiteto de créditos firmados, Gaudí buscou um estilo próprio e se quisermos citar exemplos desse estilo as casas Batló e Milá serão certamente as que nos acudirão ao espírito. De tal forma ousadas eram essas construções que o público de Barcelona, apesar da estima e do prestígio de Gaudí, não deixou de as alcunhar e de as considerar quase aberrantes. A obra de Gaudí por excelência foi, no entanto, o templo expiatório da Sagrada Família, obra a que dedicou uma parte importante da sua vida e em que trabalhou aturadamente nos seus últimos 12 anos de existência. Está em curso um movimento em prol da beatificação de Gaudí pela Igreja Católica, promovido desde 1992 por uma associação secular




Sagrada família...

Nenhum comentário:

Postar um comentário