terça-feira, 10 de abril de 2012

Animação, Arte de Escher

Está é uma bela animação, com muitas idéias de M. C. Escher. Voçê vai encontrar diversos jogos de conceitos matemáticos, que já viu ao longo dos anos. Veja quantos voçê consegue identificar.



Curta mais no site: inspirations from maths

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quarta-feira, 13 de abril de 2011

Matemática do Clima

Veja o aquecimento global em números e como os cientistas usam a matemática para entender melhor os oceanos, a atmosfera e as calotas polares.


1 Ranking de 2005 como ano mais quente já registrado(fonte segundo nasa).


100% Aumento da intensidade e duração de furações e tempestades tropicais desde a década de 1970, de acordo com estudo MIT 2005.


$100 bilhões Estimativa de danos causados por furações atingindo a costa dos EUA em 2005 apenas, segundo o National Climatic Data Center.


2030 Ano em que não haverá nenhuma geleira e neve nas prncipais cordilheiras, de acordo com os EUA Geological Survey previsões.


400,000 quilometros quadrados de gelo do mar Ártico que derreteu nos últimos 30 anos (aproximadamente o tamanho do Texas), ameaçando os habitats de ursos polares e acelerando ainda mais o aquecimento global em todo o mundo, de acordo com o Artic Climate Impact Assessment.


15-37% Quantidade de plantas e animais das espécies que o aquecimento global pode extinguir até 2050.


1 Rank do Estados Unidos como um poluidor do aquecimento global em comparação com outras nações.


6 Número de ex-EUA Agência de Proteção Ambiental líderes que dizem que os EUA não estão fazendo o suficiente para combater o aquecimento global.


0 Número de projetos de lei aprovados pelo Congresso para cortar o aquecimento global e a

poluição.


Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas(IPCC), 2001




Impressões digitais: manifestações diretas de um e de longo prazo para aumento da temperatura global


Precursores: Eventos que pronunciam os tipos de impactos que poderão se tornar mais frequentes e generalizados com o aquecimento contínuo.


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sexta-feira, 1 de abril de 2011

50 razões para amar seu emprego de professor

1.Compartilhar experiências 2.Ajudar os professores inexperientes resolver problemas 3.A ajudar as crianças a alcançarem o seu melhor 4.Inspirando-lhes não só academicamente, mas pessoalmente 5.Apresentando seus conhecimentos para eles também 6.Apresentar uma boa lição e bem pensada 7.As energias das crianças e sua curiosidade faz querer ensiná-las e empurrá-las ainda mais 8.Feedback instantâneo recebido dos alunos sobre o meu próprio desempenho, mesmo quando eles não percebem que eles estão fazendo isso 9.Ser capaz de interagir com outras crianças e tentar faze-lo o que se espera delas 10.Compartilhar entusiasmo para o assunto 11.Ver o seu crescimento ao longo do tempo e ao final do ano vel-lô preparado 12.Aprender e interagir com professores e alunos 13.Colegas de trabalho bons 14.Trabalhar todas as atividades lúdicas que o trabalho proporciona, nunca entediante 15.Quando eu finalmente estou em condições de realmente ensinar, se sentir recompensado 16.Poder viajar, ajudando a escola e o nível dos estudantes melhorar 17.Ser convidado para demonstração de seu trabalho, amar desafio18.Sentir mais inteligente a cada dia que chego em casa do meu trabalho, ao ponto de quase sentir culpado que sou pago para isso! 19.Facilitar jogos 20.Ser capaz de explorar diversas questões e situações 21.O desafio de ensinar uma segunda língua no século 21 22.Conhecer as crianças e seus familiares, é um verdadeiro privilégio fazer parte da vida das pessoas 23.Na ocasião rara voltar para uma visita, sentir-se alegre no reencontro 24.A liberdade do trabalho 25.Controle sobre o trabalho - decidir o que e quando ensinar, decidir se vou ficar até mais tarde, podendo levar o trabalho para casa, se necessário 26.Meus chefes me ouvem 27.Trabalhar com adolescentes e conhercer sua auto afirmação 28.Trabalhar com os livros, que eu amo 29. Saber que o ensino Deus planejou a nossas vidas e se seguirmos esse plano 30.Achar ser bom no que faz 31.Receber e explorar histórias e experimentar novas idéias e incentivar outros a fazerem o mesmo 32.Brincar com as idéis 33.Amar os calouros e vê-los crescer 34.Poder de controlar a vida, pelo menos por uma hora ou mais por dia! 35.Ouvir suas idéias e ver a maneira que suas mentes trabalham 36.Impulso para continuar a aprender, para continuar descobrindo novas perguntas e ajudar os alunos a descobrir suas próprias perguntas 37.Crianças que gostam de matemática ou outra disciplina 38.Sentir como um apresentador que não tem que fingir 39.Compartilhar o amor pela aprendizagem e a paixão por determinados temas 40.Ir além de apenas ensinar a matéria - é sobre fazer uma conexão pessoal com os alunos 41.Compartilhar a emoção de um bom livro - introduzir e começar a falar sobre isso com entusiasmo, ar a ler, e quando é hora de parar de ler e começar a próxima aula, pedirem para ler-se "um pouco mais" 42.Ver os alunos discutirem temas transversais e fazer ligações 43.Observando os alunos crescem ano após ano 44.Aproveitar ideias dos alunos 45.Ser criativo com a música 46.Transformar estudantes que não sabem tocar um instrumento e faze-lô aprender até final do ano 47.Demonstrando o valor do planejamento de longo alcance para atingir resultados 48.Orientar os alunos para o sucesso, tanto individualmente como através de trabalhos em grupo e compartilhando desses sucessos 49.É algo como uma mistura de apresentador de game show, stand up comedian, pai, malabarista vaudeville e esportes play-by-play comentarista 50.Ajudar a superar medo de falar em público. Texto retirado http://www.soyouwanttoteach.com/

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quarta-feira, 30 de março de 2011

Proporção dos objetos no universo

Nossos problemas são pequenos demais, basta olhar para o céu e perceberá a imensidão do universo, ai verás que teus problemas sao ínfimos. Cleyton Alen



“Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um imenso prazer para mim dividir um planeta e uma época com você.” Carl Sagan

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sábado, 19 de março de 2011

Atividades de Matemática

Ensinar Matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Nós, como educadores matemáticos, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, a concentração, estimulando a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas. Neste post apresento algumas atividades possíveis de ser trabalhada em sala de aula.


Criatividade e a imaginação para fazer uma estrutura de uma icosaedro.



segue o link do autor deste projeto.

Identificado pelo filósofo grego Platão como representante do elemento água, o icosaedro é um sólido formado por 30 arestas, 12 vértices e 20 faces no formato de um triângulo equilátero. Os poliedros platônicos possuem uma propriedade que os distingue dos demais, somente eles podem ser inscritos na esfera.

Falando em criatividade...Assista a este vídeo "Ideia nova estímula a usar a escada"



Atividade explorando um dodecaedro.

Material necessário


Passo 1. Pegue uma folha em branco e desenhe o contorno em cd.



Passo 2. Encontre o centro do círculo formado pelo desenho e trace as mediatrizes um pouco fora do círuclo.



Passo 3. Tendo o centro e com ajuda de um transferidor, fazer com ângulo de 72 graus.



passo 4. Agora coloque um CD encima para marcar os pontos de encontro dos cantos do CD.


passo 5. Agora junte o cincos pontos sobre o CD.



Passo 6. Corte o CD ao longo das linhas.



Passo 7. Repita os passos para formar mais 11 polígono de CD, portanto, necessário 11CDs.


Passo 8. Agora cole os dois conjuntos de CDs com ajuda de fita adesiva, veja:



Passo 9. Cole com fita adesiva todas as fronteiras e depois pinte a fita adesiva para dar a aparência metálica.



O mais harmonioso e soberano dos sólidos Platônicos é o dodecaedro que, segundo Platão, representa o universo ou o cosmos. É constituído por doze pentágonos e não se divide em outros poliedros regulares. Possui 30 arestas, 20 vértices e 12 faces pentagonais.


Pagina em construção...

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quinta-feira, 17 de março de 2011

O que será de nós, os maus alunos?

Livro recomendado para todos os envolvidos no processo de educação. Uma leitura bastante reflexiva, com diversas opiniões e relatos sobre como criar um mau aluno... e como conviver com ele
Veja a sinopse do Autor

Álvaro Marchesi analisa o grupo de alunos com problemas escolares, as dificuldades de seus professores para educá-los e o desajuste de suas famílias. Por que são como são? O que os professores podem fazer? O que as famílias podem fazer?
Esta reflexão é feita a partir de três aspectos que, em geral, são tratados separadamente: os problemas de aprendizagem, os problemas de conduta e os problemas de motivação.

Estes alunos são maus alunos, sim, mas são nossos maus alunos e temos enorme responsabilidade para com eles.

Destaque da edição: Marchesi dá a palavra tanto aos especialistas como aos professores e alunos, que falam de suas próprias experiências, assim como aos adultos que viveram com dificuldade seus anos escolares.


Livro de:

Marchesi, Álvaro

O que será de nós, os maus alunos? / Álvaro Marchesi; trad. Ernani Rosa. Porto Alegre : Artmed, 2006.

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quarta-feira, 16 de março de 2011

Erros comuns em Matemática

Qual aluno que não deseja obter uma boa pontução em matemática? Aprender matemática e depois aplicar não é tarefa muito fácil. A capacidade de cada aluno em aprender, pode variar e depende de vários fatores. Os erros podem ser lógicos, conceitual, aritméticos, escrita errada, etc.

Veja na explicação o que influencia a cometer erros matemáticos...

>Esquecer o conhecimento anterior... A maioria dos tópicos dados em sala de aula, são normalmente baseadas em conhecimentos adquiridos pelos alunos nas aulas anteriores. Acredito na aprendizagem cumulativa, Isso significa que o novo conhecimento adquirido está vinculado ao conhecimento prévio adquirido.
Os alunos tendem a esquecer o conhecimento básico de conceitos aprendidos anteriormente. Isso causa uma grande lacuna na formação contínua, o professor pressupõe que o aluno já atingiu o nível de conhecimento da aula anterior. Ao mesmo tempo que o aluno está sob pressão para aprender, esquece que também que precisa se esforçar intensamente para aprender o novo conceito e o que não aprendeu em aulas anteriores. Este aumento da pressão cria um desequilíbrio emocional, dificultando na obtenção da aprendizagem.

>Fazer o mínimo para passar ... A matemática é exigente. Isto significa que se nós queremos uma boa pontuação, precisamos exercitar intensamente. Aprender, praticar e revisar são passos fundamentais para conseguir um melhor desempenho. Alguns estudantes têm medo de aprender matemática por causa da aprendizagem defasada de um conceito em aulas anteriores. Assim, deixam de explorar o assunto e estudam apenas o mínimo para qualificar no exame. Essa situação resulta em aprendizagem incompleta e, portanto, está sujeito a cometer mais erros.

>Falta de envolvimento no processo de aprendizagem ... A matemática é um assunto que vem pela prática contínua. Não pode ser aprendido em um único dia. Estudantes tendem a memorizar fórmulas e resultados, com objetivo de ganhar tempo, isto atrapalha no entendimento dos conceitos, gerando confusão quando vai responder a uma questão, obtendo uma solução incompleta ou solução errada.
>Não relacionadas ao cotidiano ... aprendizagem da matemática, precisa estar relacionada a vida diária, se não criar este elo, fica uma lacuna entre aprendizagem-aluno . Na ausência deste elo, os estudantes aprendem apenas como um assunto de Matemática, o que torna mais difícil de entender pelos alunos.

Veja alguns erros frequentes:

Encontrar a raiz quadrada...
Quando precisam encontrar raiz quadrada de números decimais, os alunos geralmente cometem esse erro.

O que é isso?

Observe este cálculo
Misturou tudo...

Após divisão, resposta maior ...

hummm..

O uso de fórmulas do volume do cilindro

hum...

Aplicando conceito errado...


humm..
Resolver expressão trigonométrica



Cancelamento



segue...

....

....

Relação com a unidade

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