quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Como entender as fórmulas matemáticas

Em uma recente enquete IntMath, muitos leitores informaram que eles acham a matemática difícil, porque têm dificuldade para aprender as fórmulas de matemática, igual número de problemas de compreensão de fórmulas matemáticas.

Algumas dicas sobre o aprendizado de fórmulas matemáticas aqui: Como aprender as fórmulas matemáticas .

Agora, algumas sugestões sobre como entender as fórmulas matemáticas. Estas devem ser lidas em conjunto com a "aprendizagem" dicas porque eles estão intimamente relacionados.

a. Entender a matemática é como a compreensão de uma língua estrangeira: Digamos que você é um falante nativo de Inglês e você se deparar com um jornal japonês pela primeira vez. Todos os rabiscos ao olhar soa muito estranho e você vai perceber que você não entende nada.

Se você quer aprender a ler em japonês, você precisa aprender novos símbolos, novas palavras e nova gramática. Você só vai começar a entender jornais japoneses (simbolos ou quadrinhos) depois de ter memorizado a poucas centenas de símbolos e algumas centenas de palavras, apartir daí tera uma compreensão razoável da gramática japonesa.

Quando se trata de matemática, você também precisa aprender novos símbolos (como π, θ, Σ ), novas palavras (fórmulas matemáticas e termos matemáticos como "função" e "derivados") e a nova gramática (equações escrito de forma lógica e consistente forma).

Então, antes que você possa entender as fórmulas matemáticas que você precisa aprender cada um dos símbolos e o que eles significam (incluindo as letras). Você também precisa se concentrar no vocabulário novo (veja-o em um dicionário de matemática para uma segunda opinião). Também tomamos nota da "gramática da matemática - a maneira que está escrito e como um passo segue outro.

Um pouco de esforço em aprender o básico irá produzir grandes benefícios.

b. Saiba as fórmulas que você já entendeu: Toda a matemática exige matemática anterior. Ou seja, todas as coisas novas que estão aprendendo agora depende do que você aprendeu na semana passada, no último semestre, no ano passado e todo o caminho de volta para os números que você aprendeu como uma criança.

Se você aprender as fórmulas que você viu, vai te ajudar a entender o que está acontecendo no novo material que está estudando. Você vai reconhecer melhor as fórmulas, especialmente quando as novas ou notação são alteradas de forma pequena.

Nem sempre confie em papéis com fórmulas, muitas formulas vç pode memórizar - você vai se surpreender o quanto você se torna mais confiante e quanto melhor você entender um novo conceito.

c. Sempre procure saber o que a fórmula vai lhe dar e as condições: Percebo que muitos alunos escrevem a fórmula quadrática como




Mas esta não é a fórmula quadrática! Bem, não é toda a história. Um monte de coisa importante está faltando - as menores "bit" o ajudam a entendê-la e aplicá-la. Precisamos ter as seguintes características ao escrever a fórmula quadrática:

A solução para a equação quadrática

ax 2 + bx + c = 0

é dada por X =



Muitos dos alunos perde o " x = " e não tem idéia de qual a finalidade da fórmula. Além disso, se você perder o "bit" seguinte, você não saberá como e quando aplicar a fórmula:

ax 2 + bx + c = 0

Aprender (a fórmula completa e suas condições) é fundamental para o entendimento.

d. Mantenha um gráfico das fórmulas que você precisa saber: Repetição é a chave para a aprendizagem. Se voçê abre o seu livro uma única vez para ver suas fórmulas de matemática, há uma boa chance de não estar familiarizado, e provavelmente terá que começar do zero outra vez.

Anote as fórmulas e grave-as com freqüência. Use Post-It ou um pedaço grande de papel e colocar as fórmulas em torno de seu quarto, a cozinha e o banheiro. Incluir as condições de cada fórmula e uma descrição (em palavras, ou um gráfico ou uma imagem).

Quanto mais familiarizados estiver, maior a chance de reconhecê-las e melhor vai compreer e como você está usando.

e. Matemática é muitas vezes escrito de maneiras diferentes - mas com o mesmo significado: Muita confusão ocorre na matemática por causa da maneira que está escrito. Muitas vezes acontece que você acha que você sabe e compreende uma fórmula e então você verá que está escrito de outra maneira - e entra em pânico.

Um exemplo simples é a fração "metade". Pode ser escrito como 1/2, e também na diagonal, ½ e em um arranjo vertical como uma fração normal. Podemos até mesmo tê-lo como uma relação, onde seria escrito 1:1.

Outro exemplo onde o mesmo conceito pode ser escrito de maneiras diferentes ângulos é, que pode ser escrita como letras maiúsculas ( A ), ou talvez sob a forma ∠ BAC, como letras gregas (como θ) ou caso minúsculas como ( x ). Quando você estiver familiarizado com todas as diferentes maneiras de escrever as fórmulas e conceitos, você será capaz de compreendê-los melhor.

Toda vez que o professor inicia um novo tópico, prestem especial atenção à forma como a fórmula é apresentada e as alternativas que são possíveis.


Fonte: squarecirclez

Um comentário: