quarta-feira, 16 de março de 2011

Erros comuns em Matemática

Qual aluno que não deseja obter uma boa pontução em matemática? Aprender matemática e depois aplicar não é tarefa muito fácil. A capacidade de cada aluno em aprender, pode variar e depende de vários fatores. Os erros podem ser lógicos, conceitual, aritméticos, escrita errada, etc.

Veja na explicação o que influencia a cometer erros matemáticos...

>Esquecer o conhecimento anterior... A maioria dos tópicos dados em sala de aula, são normalmente baseadas em conhecimentos adquiridos pelos alunos nas aulas anteriores. Acredito na aprendizagem cumulativa, Isso significa que o novo conhecimento adquirido está vinculado ao conhecimento prévio adquirido.
Os alunos tendem a esquecer o conhecimento básico de conceitos aprendidos anteriormente. Isso causa uma grande lacuna na formação contínua, o professor pressupõe que o aluno já atingiu o nível de conhecimento da aula anterior. Ao mesmo tempo que o aluno está sob pressão para aprender, esquece que também que precisa se esforçar intensamente para aprender o novo conceito e o que não aprendeu em aulas anteriores. Este aumento da pressão cria um desequilíbrio emocional, dificultando na obtenção da aprendizagem.

>Fazer o mínimo para passar ... A matemática é exigente. Isto significa que se nós queremos uma boa pontuação, precisamos exercitar intensamente. Aprender, praticar e revisar são passos fundamentais para conseguir um melhor desempenho. Alguns estudantes têm medo de aprender matemática por causa da aprendizagem defasada de um conceito em aulas anteriores. Assim, deixam de explorar o assunto e estudam apenas o mínimo para qualificar no exame. Essa situação resulta em aprendizagem incompleta e, portanto, está sujeito a cometer mais erros.

>Falta de envolvimento no processo de aprendizagem ... A matemática é um assunto que vem pela prática contínua. Não pode ser aprendido em um único dia. Estudantes tendem a memorizar fórmulas e resultados, com objetivo de ganhar tempo, isto atrapalha no entendimento dos conceitos, gerando confusão quando vai responder a uma questão, obtendo uma solução incompleta ou solução errada.
>Não relacionadas ao cotidiano ... aprendizagem da matemática, precisa estar relacionada a vida diária, se não criar este elo, fica uma lacuna entre aprendizagem-aluno . Na ausência deste elo, os estudantes aprendem apenas como um assunto de Matemática, o que torna mais difícil de entender pelos alunos.

Veja alguns erros frequentes:

Encontrar a raiz quadrada...
Quando precisam encontrar raiz quadrada de números decimais, os alunos geralmente cometem esse erro.

O que é isso?

Observe este cálculo
Misturou tudo...

Após divisão, resposta maior ...

hummm..

O uso de fórmulas do volume do cilindro

hum...

Aplicando conceito errado...


humm..
Resolver expressão trigonométrica



Cancelamento



segue...

....

....

Relação com a unidade

2 comentários:

  1. Muito bem escrito este post, professor Cristiano, está emblemática do aprendizado deveria ser prioridade no ensino brasileiro, mas as autoridades querem apenas patamares de aprovação, os professores mal remunerados e as vezes mal preparados para o exercício da profissão tentam fazer o possível, mas os erros brutais que você postou acima nos mostra a nossa realidade. É uma pena.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com o Professor Paulo Sérgio. Eu sou portuguesa e não sou muito boa aluno a Matemática, mas fazer esses erros...

    ResponderExcluir