terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dicionário de termos usados em matemática avançada

Veja aqui o que os professores realmente querem dizer.

O que eles dizem O que queriam dizer

- claramente - eu não quero escrever os passos intermediários.
- trivial - se eu tenho que lhe mostrar como fazer isto, você está na classe errada.
- obviamente - eu espero que você não estivesse dormindo quando nós discutimos isto anteriormente, porque eu recuso repetir isto.
- recordando - eu não devia estar falando isso, mas como eu sei que vocês apagam suas memórias depois de cada teste...
- generalizando - eu não estou com vontade de mostrar todos os casos, e portanto eu farei um e lhe deixarei entender o resto.
- como facilmente pode ser mostrado - até mesmo você, deveria poder provar isto sem eu ter que segurar sua mão.
- avalie você mesmo - esta é a parte chata da demonstração, por isso faça você mesmo.
- esboço da prova - eu não posso verificar todos os detalhes, assim eu farei isto nas partes que eu não puder provar.
- pista - este é o modo mais difícil de se chegar ao resultado.
- método simples - este método requer duas páginas a menos de trabalho, mas ao mesmo tempo vocês precisam de mais três anos de curso para entender isso.
- método elegante - não requer conhecimento anterior e ocupa dez linhas de considerações prévias.
- similarmente - pelo menos uma linha desta explicação é igual a anterior.
- provamos isto com duas linhas - eu omitirei tudo, menos a conclusão. Ou seja, se você não entende o que eu estou falando, você não terá como perguntar alguma coisa! >:-)
- brevemente - eu já estou se tempo, portanto vou falar e escrever mais rápido.
- vou apenas falar sobre isto - não vou escrever no quadro negro, pois certamente cometerei algum erro.
- prova omitida - confie em mim, é verdade.
- a prova disto está além dos nossos objetivos - você não encontrará a prova real disto em nenhum lugar.
- procedimento formal - manipule os símbolos sem ter a mínima idéia do que eles significam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário