quarta-feira, 30 de junho de 2010

Tabuada

É necessário compreender como funciona a tabuada e para aprender com comprensão é necessário trabalhar o fatos fundamentais da multiplicação.




Algo que ajuda bastante na compreenção é trabalhar com materiais variados( papel quadriculado, grão, palitos) e explorando jogos e situações diversas.

Essa tabela ajuda muito, os alunos constróem a tabuada, partindo de alguns fatos comuns já trabalhados anteriormente. Basta completar a tabela.


Também ajuda muito a realização de adições sucessivas, como no exemplo abaixo:


Sempre é bom lembrar que realizando atividades deste tipo ajuda a memorizar, claro que este esforço não deve ser obsessivo.

Gostei bastante desses vídeos, pois é uma forma bem lúdica de aprender tabuada. Lembre-se que serve apenas para tabuada do 6 ao 9 normalmente as mais difíceis de aprender.






Agora é a tabuada do 8 e assim por diante.





Temos ainda a tabela de tabuada de pitágoras




Pitágoras, filósofo e matemático grego, século VI antes de Cristo,inventou esta tabela, na qual é possível efetuar todas as operações de multiplicação existentes na velha tabuada. E tudo em um único lugar.

Para se calcular, por meio desta tabela, o produto de dois números, 5 x 9 por exemplo, basta localizar o multiplicando (5) na 5ª(quinta) coluna(Vermelha) e o multiplicador (9) na 9ª(nona) linha(Azul). O resultado do produto está no encontro da linha com a coluna (verde).
Observe que alguns conceitos adicionais podem ser explorados a partir daqui:
• O de uma composição tabular (matriz)
• Mostrar propriedades da multiplicação, fazendo a operação 9 x 5 diretamente na tabela ou 5 x 9 , afinal: "A ordem dos fatores não alteram o produto."
• Obter resultados de divisões exatas, claro dentro deste universo. Por exemplo: 45:5
• Localizar linha:(Horizontal (cor Azul)) e Coluna: (Vertical, (cor Vermelha)).
A tabuada de Pitágoras, é óbvio, deve ser utilizada dentro dos mesmos princípios didáticos e curriculares da tabuada tradicional, ou seja, após as devidas explicações do que seja uma multiplicação e uma divisão. No entanto, acredito que o uso da tabuada de Pitagóras tornaria, pelo menos, o aprendizado mais divertido.
A composição da tabela é bem simples: na coluna um encontran-se “os resultados da tabuada do 1″, coluna dois “os resultados da tabuada do 2″, na coluna tres "os resultados da tabuada do 3" e assim por diante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário