segunda-feira, 7 de junho de 2010

Água do nosso planeta

Veja o nosso querido planeta terra, como é lindo..., fica díficil imaginar que corremos o risco de sofrer por falta de água potável, mesmo sabendo que nosso planeta é composto por boa parte deste recurso. Veja o quanto de água possuimos neste planeta:



Diâmetro medio da terra = 12 700 km // volume da terra = 1,07 trilhão de km cúbico // raio da terra= é cerca de 6350 km.

Obs.: (calculo está abaixo)

Se pudessemos juntar em uma esfera todo o volume de água do planeta, o diâmetro de cada uma seria...cerca de 1 385 km. (veja o cálculo abaixo).

V= 1,39 bilhão de km cúbico
















Volume da água doce do planeta 35 milhões de km cúbico















Volume da água doce superficial 104,6 mil km cúbico


A quantidade total de água existente no planeta não é um dado exato, mas uma estimativa feita por especialistas, se faz, através de conceitos que envolve geometria, como área e volume. Esses estudiosos conhecem a área e a profundidade de oceanos, lagos e aquíferos e a proporção de água que escoa por rios, que cai na forma de chuva e evapora de volta para atmosfera. Nesses cálculos, trabalha-se com conversões de unidades.
de litros para quilômetros cúbicos, por exemplo e também, com porcentagem, que estabelece a proporção entre dois valores.



Escassez de água? Quando se fala de água potável em quantidade suficiente, fica díficil estimarmos dados precisos, ainda se falando de uma população estimada de 6,7 bilhões de humanos, isso sem falar de outros seres vivos dependentes desse recurso, podemos notar através dos noticiarios, uma série de informações de que que o mundo esta a beira de uma crise. Um dos principais problemas, está relacionado a distribuição geográfica dos nosso recursos hídricos, além do crescimento desordenado dos centros urbanos, uso irracional e fenômenos do aquecimento global.






Veja como é calculado o volume de toda a água - conheçemos o volume total de água da terra - 1,39 bilhão de km cúbico.


O diâmetro é duas vezes o raio. Toda água do planeta caberia num esfera de 1384,88 km de diâmetro, ou seja, cerca de 1385 km.

A ESFERA DE ÁGUA DOCE

Temos a indicação da proporção de água da terra que é doce: 2,5% - ou seja, a cada 100 km cúbico de água, 2,5 km cúbico são pótaveis.
Água total do planeta já sabemos, agora basta estabelecer a relação de equivalência(o que conhecemos de regra de três) para achar o volume correspondente a 2,5%:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário