quarta-feira, 30 de março de 2011

Proporção dos objetos no universo

Nossos problemas são pequenos demais, basta olhar para o céu e perceberá a imensidão do universo, ai verás que teus problemas sao ínfimos. Cleyton Alen



“Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um imenso prazer para mim dividir um planeta e uma época com você.” Carl Sagan

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sábado, 19 de março de 2011

Atividades de Matemática

Ensinar Matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Nós, como educadores matemáticos, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, a concentração, estimulando a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas. Neste post apresento algumas atividades possíveis de ser trabalhada em sala de aula.


Criatividade e a imaginação para fazer uma estrutura de uma icosaedro.



segue o link do autor deste projeto.

Identificado pelo filósofo grego Platão como representante do elemento água, o icosaedro é um sólido formado por 30 arestas, 12 vértices e 20 faces no formato de um triângulo equilátero. Os poliedros platônicos possuem uma propriedade que os distingue dos demais, somente eles podem ser inscritos na esfera.

Falando em criatividade...Assista a este vídeo "Ideia nova estímula a usar a escada"



Atividade explorando um dodecaedro.

Material necessário


Passo 1. Pegue uma folha em branco e desenhe o contorno em cd.



Passo 2. Encontre o centro do círculo formado pelo desenho e trace as mediatrizes um pouco fora do círuclo.



Passo 3. Tendo o centro e com ajuda de um transferidor, fazer com ângulo de 72 graus.



passo 4. Agora coloque um CD encima para marcar os pontos de encontro dos cantos do CD.


passo 5. Agora junte o cincos pontos sobre o CD.



Passo 6. Corte o CD ao longo das linhas.



Passo 7. Repita os passos para formar mais 11 polígono de CD, portanto, necessário 11CDs.


Passo 8. Agora cole os dois conjuntos de CDs com ajuda de fita adesiva, veja:



Passo 9. Cole com fita adesiva todas as fronteiras e depois pinte a fita adesiva para dar a aparência metálica.



O mais harmonioso e soberano dos sólidos Platônicos é o dodecaedro que, segundo Platão, representa o universo ou o cosmos. É constituído por doze pentágonos e não se divide em outros poliedros regulares. Possui 30 arestas, 20 vértices e 12 faces pentagonais.


Pagina em construção...

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quinta-feira, 17 de março de 2011

O que será de nós, os maus alunos?

Livro recomendado para todos os envolvidos no processo de educação. Uma leitura bastante reflexiva, com diversas opiniões e relatos sobre como criar um mau aluno... e como conviver com ele
Veja a sinopse do Autor

Álvaro Marchesi analisa o grupo de alunos com problemas escolares, as dificuldades de seus professores para educá-los e o desajuste de suas famílias. Por que são como são? O que os professores podem fazer? O que as famílias podem fazer?
Esta reflexão é feita a partir de três aspectos que, em geral, são tratados separadamente: os problemas de aprendizagem, os problemas de conduta e os problemas de motivação.

Estes alunos são maus alunos, sim, mas são nossos maus alunos e temos enorme responsabilidade para com eles.

Destaque da edição: Marchesi dá a palavra tanto aos especialistas como aos professores e alunos, que falam de suas próprias experiências, assim como aos adultos que viveram com dificuldade seus anos escolares.


Livro de:

Marchesi, Álvaro

O que será de nós, os maus alunos? / Álvaro Marchesi; trad. Ernani Rosa. Porto Alegre : Artmed, 2006.

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quarta-feira, 16 de março de 2011

Erros comuns em Matemática

Qual aluno que não deseja obter uma boa pontução em matemática? Aprender matemática e depois aplicar não é tarefa muito fácil. A capacidade de cada aluno em aprender, pode variar e depende de vários fatores. Os erros podem ser lógicos, conceitual, aritméticos, escrita errada, etc.

Veja na explicação o que influencia a cometer erros matemáticos...

>Esquecer o conhecimento anterior... A maioria dos tópicos dados em sala de aula, são normalmente baseadas em conhecimentos adquiridos pelos alunos nas aulas anteriores. Acredito na aprendizagem cumulativa, Isso significa que o novo conhecimento adquirido está vinculado ao conhecimento prévio adquirido.
Os alunos tendem a esquecer o conhecimento básico de conceitos aprendidos anteriormente. Isso causa uma grande lacuna na formação contínua, o professor pressupõe que o aluno já atingiu o nível de conhecimento da aula anterior. Ao mesmo tempo que o aluno está sob pressão para aprender, esquece que também que precisa se esforçar intensamente para aprender o novo conceito e o que não aprendeu em aulas anteriores. Este aumento da pressão cria um desequilíbrio emocional, dificultando na obtenção da aprendizagem.

>Fazer o mínimo para passar ... A matemática é exigente. Isto significa que se nós queremos uma boa pontuação, precisamos exercitar intensamente. Aprender, praticar e revisar são passos fundamentais para conseguir um melhor desempenho. Alguns estudantes têm medo de aprender matemática por causa da aprendizagem defasada de um conceito em aulas anteriores. Assim, deixam de explorar o assunto e estudam apenas o mínimo para qualificar no exame. Essa situação resulta em aprendizagem incompleta e, portanto, está sujeito a cometer mais erros.

>Falta de envolvimento no processo de aprendizagem ... A matemática é um assunto que vem pela prática contínua. Não pode ser aprendido em um único dia. Estudantes tendem a memorizar fórmulas e resultados, com objetivo de ganhar tempo, isto atrapalha no entendimento dos conceitos, gerando confusão quando vai responder a uma questão, obtendo uma solução incompleta ou solução errada.
>Não relacionadas ao cotidiano ... aprendizagem da matemática, precisa estar relacionada a vida diária, se não criar este elo, fica uma lacuna entre aprendizagem-aluno . Na ausência deste elo, os estudantes aprendem apenas como um assunto de Matemática, o que torna mais difícil de entender pelos alunos.

Veja alguns erros frequentes:

Encontrar a raiz quadrada...
Quando precisam encontrar raiz quadrada de números decimais, os alunos geralmente cometem esse erro.

O que é isso?

Observe este cálculo
Misturou tudo...

Após divisão, resposta maior ...

hummm..

O uso de fórmulas do volume do cilindro

hum...

Aplicando conceito errado...


humm..
Resolver expressão trigonométrica



Cancelamento



segue...

....

....

Relação com a unidade

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Dia do Pi - Sudoku

Regras: Preencha a grade apenas uma vez de forma que cada linha e coluna se forme 1-9

As pistas dadas são exatamente os primeiros 18 dígitos do Pi = 3,14159265358979323...


Veja a explicação de como jogar Sudoku.
Agora que já sabe jogar, aproveite para se divertir direto na home page www.Google.com/ig

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segunda-feira, 14 de março de 2011

União dos Blogs de Matemática

Para aqueles que são apaixonados por matemática ou simpatizam por questões relacionadas, eis um endereço, com a proposta de agregar e divulgar blogs de matemática existente em qualquer parte do mundo. Se vç possui um blog ou comunga desse conhecimento matemático, taí, um prato cheio. Vale apena conferir, eu faço parte...

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domingo, 13 de março de 2011

Número 111 - Ano 2011

Este ano vamos experimentar quatro datas incomuns ....
1/1/11, 1/11/11, 11/1/11, 11/11/11 e Tem mais!!!

Pegue os últimos 2 dígitos do ano em que você nasceu mais a
idade que você vai ter este ano e a sua soma será igual a
111 para todos!

Por exemplo: o Johnatan nasceu em 1981 è 81 + 30 = 111

Eu nasci em 1973 e farei 38 anos - 73+38 = 111

Este ano outubro terá 5 domingos, 5 segunda feira e 5 sábados.
Isto acontece uma vez a cada 823 anos.

Veja vídeos relacionado a esta data...

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