Os estudantes que pensam em voz alta enquanto resolve um problema matemático, têm mais chance de encontrar a solução correta do que aqueles que não o fazem. Do mesmo modo, desenhar ou fazer uma representação pictórica sobre o conteúdo do problema também contribui para a sua solução.
Resultado de um estudo conduzido na Universidade de Granada (UGR), recentemente publicado na "Revista de Investigación psicoeducativa" e "Revista Eletrônica de Pesquisas em Psicologia Educacional."
Na preparação da presente pesquisa, os autores analisaram em profundidade o trabalho de trezentos estudantes do ano passado em licenciatura de Matemática da Universidade de Granada, foram todos isolados e filmados individualmente para resolver um problema, a fim de estudar posteriormente, os seus discursos em voz alta.
Um sistema eficaz
Assim, os pesquisadores alertam que a quantidade de dados sobre a conduta do sujeito pode ser analisada quando se fala de resolver um problema é muito maior do que quando isso não acontece, seu trabalho tem mostrado que esse sistema é eficaz e " fornece uma base de dados valiosos para identificar muitos dos conteúdos, processos e estratégias que são utilizadas na resolução de problemas. "
Este trabalho foi realizado pelos professores José Luis Castellanos Villegas (Universidade dos Andes, Venezuela), Enrique Castro Martínez e José Gutiérrez, da Universidade de Granada, que dizem que "as representações desempenham um papel fundamental no raciocínio matemático, promover a compreensão de conceitos matemáticos e estimular o desenvolvimento de um pensamento flexível e versátil para resolver problemas. "
Esta pesquisa revelou, de acordo com os professores, que a proficiência no uso de representações (tais como problemas de falar em voz alta ou design) "está diretamente relacionada ao sucesso na resolução de problemas", embora isso ainda é necessário aprofundar mais o assunto.
Referência: Enrique Martínez Castro. Departamento de Educação Matemática da Universidade de Granada
Fonte: Science News
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