Páginas
▼
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Al-Khuarizmi
Muhammad ibn Musa al-Khwarizmi (813-846) é um dos maiores matemáticos árabes do 820 foi convidado para a corte do califa Al-Mamum ser o primeiro, um astrônomo e depois chefe Biblioteca da Casa da Sabedoria " em Bagdá.
A deformação de seu nome na tradução, e o que podemos encontrar escrito como Al-Khwarizmi ocorre mais tarde, o termo "algoritmo".
Este importante matemático, conhecido como o "pai da álgebra" bibliotecário e, portanto, também contribuiu para a história da Enciclopédias para escrever "Mafatih al-Ulum" (ou "a chave para as ciências") que é uma verdadeira obra enciclopédica que sintetiza as idéias gregas e científica islâmica.
Fonte: História da Enciclopédias / Biblioteca Nacional de Espanha
Destaca-se como um matemático por:
- Seu interesse principal para explicar as coisas bem e claramente.
- Escreva vários livros sobre astronomia, uma em álgebra e matemática outros que foram traduzidos para o latim no século IX.
- Sintetizar o conhecimento dos gregos e Índia, em diferentes saberes: matemática, astronomia, astrologia, geografia e história, mostrando seu caráter enciclopédico.
Para finalizar, incluímos uma citação de Mohammad Khan que resume o bom trabalho do matemático:
"Em primeiro lugar no ranking dos matemáticos de todos os tempos é al-Khwarizmi. Ele escreveu mais antigas obras sobre aritmética e álgebra. Estas foram as principais fontes do conhecimento matemático ao longo dos séculos no Oriente e no Ocidente. O trabalho de aritmética introduziu os numerais indianos na Europa, como a palavra algoritmo, eo trabalho sobre álgebra ... deu seu nome a este importante ramo da matemática no mundo europeu ... ".
Fonte:http://ciencia.astroseti.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário