Nossos problemas são pequenos demais, basta olhar para o céu e perceberá a imensidão do universo, ai verás que teus problemas sao ínfimos. Cleyton Alen
“Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um imenso prazer para mim dividir um planeta e uma época com você.” Carl Sagan
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quarta-feira, 30 de março de 2011
sábado, 19 de março de 2011
Atividades de Matemática
Ensinar Matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Nós, como educadores matemáticos, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, a concentração, estimulando a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas. Neste post apresento algumas atividades possíveis de ser trabalhada em sala de aula.
Criatividade e a imaginação para fazer uma estrutura de uma icosaedro.
segue o link do autor deste projeto.
Identificado pelo filósofo grego Platão como representante do elemento água, o icosaedro é um sólido formado por 30 arestas, 12 vértices e 20 faces no formato de um triângulo equilátero. Os poliedros platônicos possuem uma propriedade que os distingue dos demais, somente eles podem ser inscritos na esfera.
Falando em criatividade...Assista a este vídeo "Ideia nova estímula a usar a escada"
Atividade explorando um dodecaedro.
Material necessário
Passo 1. Pegue uma folha em branco e desenhe o contorno em cd.
Passo 2. Encontre o centro do círculo formado pelo desenho e trace as mediatrizes um pouco fora do círuclo.
Passo 3. Tendo o centro e com ajuda de um transferidor, fazer com ângulo de 72 graus.
passo 4. Agora coloque um CD encima para marcar os pontos de encontro dos cantos do CD.
passo 5. Agora junte o cincos pontos sobre o CD.
Passo 6. Corte o CD ao longo das linhas.
Passo 7. Repita os passos para formar mais 11 polígono de CD, portanto, necessário 11CDs.
Passo 8. Agora cole os dois conjuntos de CDs com ajuda de fita adesiva, veja:
Passo 9. Cole com fita adesiva todas as fronteiras e depois pinte a fita adesiva para dar a aparência metálica.
O mais harmonioso e soberano dos sólidos Platônicos é o dodecaedro que, segundo Platão, representa o universo ou o cosmos. É constituído por doze pentágonos e não se divide em outros poliedros regulares. Possui 30 arestas, 20 vértices e 12 faces pentagonais.
Pagina em construção...
Criatividade e a imaginação para fazer uma estrutura de uma icosaedro.
segue o link do autor deste projeto.
Identificado pelo filósofo grego Platão como representante do elemento água, o icosaedro é um sólido formado por 30 arestas, 12 vértices e 20 faces no formato de um triângulo equilátero. Os poliedros platônicos possuem uma propriedade que os distingue dos demais, somente eles podem ser inscritos na esfera.
Falando em criatividade...Assista a este vídeo "Ideia nova estímula a usar a escada"
Atividade explorando um dodecaedro.
Material necessário
Passo 1. Pegue uma folha em branco e desenhe o contorno em cd.
Passo 2. Encontre o centro do círculo formado pelo desenho e trace as mediatrizes um pouco fora do círuclo.
Passo 3. Tendo o centro e com ajuda de um transferidor, fazer com ângulo de 72 graus.
passo 4. Agora coloque um CD encima para marcar os pontos de encontro dos cantos do CD.
passo 5. Agora junte o cincos pontos sobre o CD.
Passo 6. Corte o CD ao longo das linhas.
Passo 7. Repita os passos para formar mais 11 polígono de CD, portanto, necessário 11CDs.
Passo 8. Agora cole os dois conjuntos de CDs com ajuda de fita adesiva, veja:
Passo 9. Cole com fita adesiva todas as fronteiras e depois pinte a fita adesiva para dar a aparência metálica.
O mais harmonioso e soberano dos sólidos Platônicos é o dodecaedro que, segundo Platão, representa o universo ou o cosmos. É constituído por doze pentágonos e não se divide em outros poliedros regulares. Possui 30 arestas, 20 vértices e 12 faces pentagonais.
Pagina em construção...
quinta-feira, 17 de março de 2011
O que será de nós, os maus alunos?
Livro recomendado para todos os envolvidos no processo de educação. Uma leitura bastante reflexiva, com diversas opiniões e relatos sobre como criar um mau aluno... e como conviver com ele
Veja a sinopse do AutorÁlvaro Marchesi analisa o grupo de alunos com problemas escolares, as dificuldades de seus professores para educá-los e o desajuste de suas famílias. Por que são como são? O que os professores podem fazer? O que as famílias podem fazer?
Esta reflexão é feita a partir de três aspectos que, em geral, são tratados separadamente: os problemas de aprendizagem, os problemas de conduta e os problemas de motivação.
Estes alunos são maus alunos, sim, mas são nossos maus alunos e temos enorme responsabilidade para com eles.
Destaque da edição: Marchesi dá a palavra tanto aos especialistas como aos professores e alunos, que falam de suas próprias experiências, assim como aos adultos que viveram com dificuldade seus anos escolares.
Esta reflexão é feita a partir de três aspectos que, em geral, são tratados separadamente: os problemas de aprendizagem, os problemas de conduta e os problemas de motivação.
Estes alunos são maus alunos, sim, mas são nossos maus alunos e temos enorme responsabilidade para com eles.
Destaque da edição: Marchesi dá a palavra tanto aos especialistas como aos professores e alunos, que falam de suas próprias experiências, assim como aos adultos que viveram com dificuldade seus anos escolares.
Livro de:
Marchesi, Álvaro
O que será de nós, os maus alunos? / Álvaro Marchesi; trad. Ernani Rosa. Porto Alegre : Artmed, 2006.
quarta-feira, 16 de março de 2011
Erros comuns em Matemática
Qual aluno que não deseja obter uma boa pontução em matemática? Aprender matemática e depois aplicar não é tarefa muito fácil. A capacidade de cada aluno em aprender, pode variar e depende de vários fatores. Os erros podem ser lógicos, conceitual, aritméticos, escrita errada, etc.
Veja na explicação o que influencia a cometer erros matemáticos...
Veja na explicação o que influencia a cometer erros matemáticos...
>Esquecer o conhecimento anterior... A maioria dos tópicos dados em sala de aula, são normalmente baseadas em conhecimentos adquiridos pelos alunos nas aulas anteriores. Acredito na aprendizagem cumulativa, Isso significa que o novo conhecimento adquirido está vinculado ao conhecimento prévio adquirido.
Os alunos tendem a esquecer o conhecimento básico de conceitos aprendidos anteriormente. Isso causa uma grande lacuna na formação contínua, o professor pressupõe que o aluno já atingiu o nível de conhecimento da aula anterior. Ao mesmo tempo que o aluno está sob pressão para aprender, esquece que também que precisa se esforçar intensamente para aprender o novo conceito e o que não aprendeu em aulas anteriores. Este aumento da pressão cria um desequilíbrio emocional, dificultando na obtenção da aprendizagem.
Os alunos tendem a esquecer o conhecimento básico de conceitos aprendidos anteriormente. Isso causa uma grande lacuna na formação contínua, o professor pressupõe que o aluno já atingiu o nível de conhecimento da aula anterior. Ao mesmo tempo que o aluno está sob pressão para aprender, esquece que também que precisa se esforçar intensamente para aprender o novo conceito e o que não aprendeu em aulas anteriores. Este aumento da pressão cria um desequilíbrio emocional, dificultando na obtenção da aprendizagem.
>Fazer o mínimo para passar ... A matemática é exigente. Isto significa que se nós queremos uma boa pontuação, precisamos exercitar intensamente. Aprender, praticar e revisar são passos fundamentais para conseguir um melhor desempenho. Alguns estudantes têm medo de aprender matemática por causa da aprendizagem defasada de um conceito em aulas anteriores. Assim, deixam de explorar o assunto e estudam apenas o mínimo para qualificar no exame. Essa situação resulta em aprendizagem incompleta e, portanto, está sujeito a cometer mais erros.
>Falta de envolvimento no processo de aprendizagem ... A matemática é um assunto que vem pela prática contínua. Não pode ser aprendido em um único dia. Estudantes tendem a memorizar fórmulas e resultados, com objetivo de ganhar tempo, isto atrapalha no entendimento dos conceitos, gerando confusão quando vai responder a uma questão, obtendo uma solução incompleta ou solução errada.
>Não relacionadas ao cotidiano ... aprendizagem da matemática, precisa estar relacionada a vida diária, se não criar este elo, fica uma lacuna entre aprendizagem-aluno . Na ausência deste elo, os estudantes aprendem apenas como um assunto de Matemática, o que torna mais difícil de entender pelos alunos.
Veja alguns erros frequentes:
Encontrar a raiz quadrada...
Quando precisam encontrar raiz quadrada de números decimais, os alunos geralmente cometem esse erro.
Veja alguns erros frequentes:
Encontrar a raiz quadrada...
Quando precisam encontrar raiz quadrada de números decimais, os alunos geralmente cometem esse erro.
O que é isso?
Observe este cálculo
Misturou tudo...
Após divisão, resposta maior ...
hummm..
O uso de fórmulas do volume do cilindro
hum...
Aplicando conceito errado...
humm..
Resolver expressão trigonométrica
Cancelamento
segue...
....
....
Relação com a unidade
Dia do Pi - Sudoku
Regras: Preencha a grade apenas uma vez de forma que cada linha e coluna se forme 1-9
As pistas dadas são exatamente os primeiros 18 dígitos do Pi = 3,14159265358979323...
As pistas dadas são exatamente os primeiros 18 dígitos do Pi = 3,14159265358979323...
Veja a explicação de como jogar Sudoku.
Agora que já sabe jogar, aproveite para se divertir direto na home page www.Google.com/ig
segunda-feira, 14 de março de 2011
União dos Blogs de Matemática
Para aqueles que são apaixonados por matemática ou simpatizam por questões relacionadas, eis um endereço, com a proposta de agregar e divulgar blogs de matemática existente em qualquer parte do mundo. Se vç possui um blog ou comunga desse conhecimento matemático, taí, um prato cheio. Vale apena conferir, eu faço parte...
domingo, 13 de março de 2011
Número 111 - Ano 2011
Este ano vamos experimentar quatro datas incomuns ....
1/1/11, 1/11/11, 11/1/11, 11/11/11 e Tem mais!!!
Pegue os últimos 2 dígitos do ano em que você nasceu mais a
idade que você vai ter este ano e a sua soma será igual a
111 para todos!
Por exemplo: o Johnatan nasceu em 1981 è 81 + 30 = 111
Eu nasci em 1973 e farei 38 anos - 73+38 = 111
Este ano outubro terá 5 domingos, 5 segunda feira e 5 sábados.
Isto acontece uma vez a cada 823 anos.
Veja vídeos relacionado a esta data...
1/1/11, 1/11/11, 11/1/11, 11/11/11 e Tem mais!!!
Pegue os últimos 2 dígitos do ano em que você nasceu mais a
idade que você vai ter este ano e a sua soma será igual a
111 para todos!
Por exemplo: o Johnatan nasceu em 1981 è 81 + 30 = 111
Eu nasci em 1973 e farei 38 anos - 73+38 = 111
Este ano outubro terá 5 domingos, 5 segunda feira e 5 sábados.
Isto acontece uma vez a cada 823 anos.
Veja vídeos relacionado a esta data...
sexta-feira, 11 de março de 2011
Eixo da terra
Terremoto no Japão passou 10 centímetros do eixo da Terra
O terremoto que atingiu a costa leste sexta-feira o Japão foi o 7 º maior entre os quais estão registrados. Como outros grandes terremotos, o eixo da Terra foi deslocado um pouco depois da jogada, desta vez, movimentou cerca de 10 centímetros, de acordo com um estudo preliminar, disse o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália.
Esse deslocamento do eixo teria sido maior do que a do terremoto de Sumatra em 2004, ou do Chile, 2010. Os pesquisadores colocaram em segundo lugar, superado apenas pelo terremoto de Valdivia em 1960, com 9,5 graus na escala Richter foi registrado o maior do planeta.
Observe no vídeo a representação do eixo e sua ligação com as estações, note que no final é invertido o eixo.
Este vídeo mostra como os prédios se moviam em Tóquio durante o terremoto:
quinta-feira, 10 de março de 2011
Brincar de Matemática
A matemática exige muito raciocínio lógico, muitas vezes é difícil entendê-la, isso faz com que muitos acabem não gostando. Os jogos estimulam o raciocínio lógico matemático, ajuda no desenvolvimento da agilidade mental, resolver problemas e muitos outros beneficíos que os coloca em movimento e ação. A utilização de jogos matemáticos é um dos métodos onde se aprende brincando.
Veja alguns brinquedos que auxiliam na aprendizagem da matemática:
Veja alguns brinquedos que auxiliam na aprendizagem da matemática:
quarta-feira, 9 de março de 2011
Portal de vídeos de graça
Começou fazendo vídeos de algebra para seus primos, após isso cresceu para mais de 2.100 vídeos, abrange tudo, desde a aritmética à física, finanças e história. A Academia Khan é uma organização com uma missão. Organização sem fins lucrativos com o objetivo de mudar a educação para o melhor, proporcionando um ensino gratuito de classe mundial para qualquer lugar. Todos os recursos do site são os disponíveis para qualquer pessoa. Não importa se você é um estudante, professor, estudante do ensino em casa. ah...um detalhe muito importante é necessário configurar o idioma no You tube. Bom proveito.
kHANACADEMY - 41.378.622 Lições entregues
segunda-feira, 7 de março de 2011
Ilusão de Ótica
Formato A4
A raiz quadrada de 2 na vida diária
Existem muitos tamanhos de papeis e o mais conhecido é o formato A4, que possue dimensões de 21 cm e 29,7 cm.
Compreenda através da figura, seguido do Cálculo...
Existem muitos tamanhos de papeis e o mais conhecido é o formato A4, que possue dimensões de 21 cm e 29,7 cm.
Compreenda através da figura, seguido do Cálculo...
A4
Ken-Ken - Jogo Japonês
Inventado por um professor japonês, Tetsuya Miyamoto, o jogo de Ken-ken (similar ao Sudoku) consiste em preencher uma grade quadrada com números de 1 a n (onde n é o número de linhas e colunas da tabela), sem nunca ter o mesmo número duas vezes na mesma coluna ou na mesma linha. A grade é constituída de várias caixas de blocos delimitados por uma linha preta grossa. O número no canto superior esquerdo de cada bloco é o resultado da operação (adição, subtração, multiplicação, divisão), realizado com diferentes números de caixas do mesmo bloco.
Existe apenas uma grade de solução.
Existe apenas uma grade de solução.
O site oficial: http://www.kenken.com/
Veja a explicação
650 milhões de anos em 1 minuto e 20 segundos
Já ouvio falar na "Teoria da Deriva dos Continentes"? Esta teoria parte do princípio que a Terra está em constante movimento, nomeando os continentes, as montanhas e próprio fundo dos oceanos.
Imagina uma piscina cheia de água gelada, com uma placa e gelo apenas com alguns centímetros de espessura. Se houver movimento na piscina, a placa parte-se em pedaços mais pequenos, que se mexem. A crosta da Terra é muito semelhante às placas de gelo, mas que aí chamam-se placas tectónicas.
As placas tectónicas, os grandes continentes, estão em movimento constante. Sabes porquê? Porque o interior do nosso planeta é muito quente e o calor está sempre a tentar sair (o interior da Terra chama-se núcleo e liberta magma). Claro que nós só notamos que o magma existe quando os vulcões o libertam.
Cada vez que o magma é libertado, as placas tectónicas movem-se. Algumas vão-se movendo no mesmo sentido, e vão deslizando juntas, mas outras movem-se em sentidos contrários. É assim que as ilhas e as montanhas se vão formando: as placas deslizam e crescem por causa da libertação do magma.
Sabias que os 7 continentes do mundo formam apenas 30% da superfície da Terra? O resto é água. A "Teoria da Deriva dos Continentes" diz que, há muitos milhões de anos, o nosso planeta tinha um único continente, a Pangeia, que se foi dividindo em outros mais pequenos por causa do movimento das placas.
Veja este vídeo, onde podemos compreender tudo em apenas 1 minuto e 20 segundos.
Imagina uma piscina cheia de água gelada, com uma placa e gelo apenas com alguns centímetros de espessura. Se houver movimento na piscina, a placa parte-se em pedaços mais pequenos, que se mexem. A crosta da Terra é muito semelhante às placas de gelo, mas que aí chamam-se placas tectónicas.
As placas tectónicas, os grandes continentes, estão em movimento constante. Sabes porquê? Porque o interior do nosso planeta é muito quente e o calor está sempre a tentar sair (o interior da Terra chama-se núcleo e liberta magma). Claro que nós só notamos que o magma existe quando os vulcões o libertam.
Cada vez que o magma é libertado, as placas tectónicas movem-se. Algumas vão-se movendo no mesmo sentido, e vão deslizando juntas, mas outras movem-se em sentidos contrários. É assim que as ilhas e as montanhas se vão formando: as placas deslizam e crescem por causa da libertação do magma.
Sabias que os 7 continentes do mundo formam apenas 30% da superfície da Terra? O resto é água. A "Teoria da Deriva dos Continentes" diz que, há muitos milhões de anos, o nosso planeta tinha um único continente, a Pangeia, que se foi dividindo em outros mais pequenos por causa do movimento das placas.
Veja este vídeo, onde podemos compreender tudo em apenas 1 minuto e 20 segundos.
domingo, 6 de março de 2011
Abra a janela e tenha vários cenários
Se voçê tem um Mac ligado ao seu televisor de alta definição, poderá facilmente executar um software WInscape com vários cenários.